Afinal, o que é uma Criptofesta?
Criptofestas são encontros abertos e independentes onde a tecnologia é debatida como algo indissociável da política. Nas Criptofestas debatemos política e fazemos tecnologia, e também fazemos tecnologia e debatemos política. São temas comuns destes eventos a proteção contra a vigilância, software e hardware livres, questões de gênero na tecnologia, mídia alternativa, formas holísticas de se pensar a nossa segurança, etc. Com a Criptainha queremos construir um encontro aberto e divertido para a troca de experiências sobre estes assuntos.

Então é só papo?
Não! além de conversas e apresentações, tem mão na massa também. Durante a Criptainha está prevista um Festival de Instalação (installfest) para instalação de aplicativos e sistemas operacionais mais seguros e livres, bem como tiração de dúvidas sobre assuntos como criptografia e segurança em geral.
Só “nerds” podem participar de CriptoFestas?
Errado. Estes eventos são abertos para todes que queiram aprender e colaborar, basta concordar com o princípio básico de sermos excelentes uns com os outros (leia aqui nossos princípios), ou como se diz por aqui: não seja um boca mole!
Com a CripTainha, para além de entusiastas da tecnologia e curioses, também queremos contar com a participação de pessoas engajadas com a transformação social: membros de coletivos, ativistas, integrantes de movimentos sociais e organizações políticas. Quanto mais mistura de públicos, mais interessante fica!
Quando e onde?
O evento acontecerá em um sábado, 29/11, no Instituto Arco-Íris que fica na travessa Ratclif. O local é muito próximo do terminal central e da rodoviária e é muito especial para a cena politico-cultural e de defesa de direitos humanos na cidade.
Como faz para inscrever uma atividade? Quando sai a programação?
Mande um email para criiptainha [@] riseup [.] net
Precisa pagar, precisa se inscrever?
O evento é gratuito e não é necessária inscrição prévia.
Vai ter comida durante o evento?
Sim! Começaremos com um café da manhã coletivo e gratuito às 9h.
Ao meio dia teremos uma pausa para o almoço. No centro tem várias opções de comida, incluindo uma feijoada vegana em frente ao Instituto Arco-Íris.
O dia é longo, então teremos uma mesa coletiva de comida durante todo o evento. Traga alimentos para encher a mesa e compartilhar com o resto do pessoal! Estão em alta as frutas da estação, bolos, pães, pastinhas, biscoitos, chás estimulantes, cafés… uhmmm que rangaceira mô quirido!

Pode levar criança?
As crias das tainhas são bem-vindas no evento! Teremos um “espaço para alevinos” com algum material para entreter a criançada. Se tiver disponibilidade você pode levar brinquedos, folhas para riscar e rabiscar, revistas e jornais para recortar.

Pode tirar foto ou filmar?
Este é um evento dedicado à segurança e proteção da privacidade. Então, antes de filmar ou fotografar pessoas, pergunte a elas se pode fazê-lo, e se pode publicar essas imagens.
Pessoas da organização estarão fazendo registros no evento, entretanto se houver divulgação de fotos ou vídeos tomaremos as medidas necessárias para evitar a identificação das participantes.
Vocês recebem grana de algum partido, igreja ou ONG?
O evento é auto-organizado e bancado com recursos próprios dos indivíduos e coletivos que o organizam. Não recebemos dinheiro de instituições.
Aceitam doações?
Sim, teremos uma caixinha no local para contribuição espontânea.
Tem festinha depois?
Ali no centro tem várias opções de bares para quem quiser esticar depois 😛
Como entro em contato com vocês?
Mande um e-mail para o cardume de organização da criptainha: criptainha(arroba)riseup.net
Até 29/11!
Que venham as tainhas, corvinas e robalos!
Salve a Camaradagem!
