Home » Blog » CripTainha: Uma Criptofesta em Floripa no dia 06/07 – FAQ

CripTainha: Uma Criptofesta em Floripa no dia 06/07 – FAQ

Os mares estão revoltos, mas “Mar calmo não faz bom marinheiro”. Nos últimos 7 anos, casos como os da Wikileaks, PRISM (NSA versus Snowden), Cambridge Analytica, eleições de 2018 no Brasil e, mais recentemente a Vaza Jato, colocaram a tecnologia no centro do mundo político, desnudando os esquemas de vigilância e manipulação de massas que unem Estados e Corporações, mas também mostrando algumas brechas no sistema e evidenciando a necessidade da luta pela privacidade e anonimato.

Aproveitando o tema na crista das ondas, resolvemos montar a rede para a CripTainha, um evento inspirado nas CryptoParties mundiais, na CryptoRave de São Paulo e em outras criptofestas brasileiras. Separamos abaixo algumas perguntas e respostas que visam esclarecer aos navegantes do que se trata esse negócio de Criptofesta e o que queremos com isso.

Afinal, o que é uma Criptofesta?
Criptofestas são eventos abertos e independentes onde a tecnologia é debatida como algo indissociável da política. Nas Criptofestas debatemos política e fazemos tecnologia, e também fazemos tecnologia e debatemos política. São temas comuns destes eventos a proteção contra a vigilância, software e hardware livres, questões de gênero na tecnologia, mídia alternativa, formas holísticas de se pensar a nossa segurança, etc. Com a Criptainha queremos construir um encontro aberto e divertido para a troca de experiências sobre estes assuntos.

Então é só papo?
Não! além de conversas e apresentações, tem mão na massa também. Durante a Criptainha está prevista um Festival de Instalação (installfest) para instalação de aplicativos e sistemas operacionais mais seguros e livres, bem como tiração de dúvidas sobre assuntos como criptografia e segurança em geral.

Só “nerds” podem participar de CriptoFestas?
Errado. Estes eventos são abertos para tod@s que queiram aprender e colaborar, basta concordar com o princípio básico de sermos excelentes uns com os outros (leia aqui nossos princípios), ou como se diz por aqui: não seja um boca mole!

Com a CripTainha, para além de entusiastas da tecnologia e curiosos, também queremos contar com a participação de pessoas engajadas com a transformação social: membros de coletivos, ativistas, integrantes de movimentos sociais e organizações políticas. Quanto mais mistura de públicos, mais interessante fica!

Quando e onde?
O evento acontecerá em um sábado, 06/07, no Instituto Arco-Íris que fica na travessa ratclif, em local muito próximo do terminal central e da rodoviária. É um local muito especial para a cena politico-cultural e de defesa de direitos humanos na cidade.

Como faz para inscrever uma atividade? Quando sai a programação?
Só preencher o formulário em https://criptainha.libertar.org/inscricoes-de-atividades/. As inscrições de atividades vão até dia 29/06.

A programação está disponível, espia lá!

Precisa pagar, precisa se inscrever?
O evento é gratuito e não é necessária inscrição prévia.

Vai ter comida durante o evento?
Sim! Começaremos com um café da manhã coletivo às 10h.

Ao meio dia teremos uma pausa para o almoço. No centro tem várias opções de comida, incluindo uma feijoada vegana em frente ao Instituto Arco-Íris.

O dia é longo, então teremos uma mesa coletiva de comida durante todo o evento. Traga alimentos para encher a mesa e compartilhar com o resto do pessoal! Estão em alta as frutas da estação, bolos, pães, pastinhas, biscoitos, chás estimulantes, cafés… uhmmm que rangaceira mô quirido!

Pode tirar foto ou filmar?
Este é um evento dedicado à segurança e proteção da privacidade. Então, antes de filmar ou fotografar pessoas, pergunte a elas se pode fazê-lo, e se pode publicar essas imagens.

Pessoas da organização estarão fazendo registros no evento, entretanto se houver divulgação de fotos ou vídeos tomaremos as medidas necessárias para evitar a identificação das participantes.

Vocês recebem grana de algum partido, igreja ou ONG?
O evento é auto-organizado e bancado com recursos próprios dos indivíduos e coletivos que o organizam. Não recebemos dinheiro de instituições.

Aceitam doações?
Sim, teremos uma caixinha no local para contribuição espontânea.

Tem festinha depois?
O centro tem várias opções de bares para quem quiser esticar depois, muitas bem pertinho, como o Taliesyn Rock Bar, Madalena, Bar do Rios, Pic Nic, Tralharia, La Kahlo.

Como entro em contato com vocês?
Mande um e-mail para o cardume de organização da criptainha: criptainha(arroba)riseup.net

Até 06/07!
Que venham as tainhas! Salve a Camaradagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *