Home » Código de Conduta
Somos um evento inspirado nas CriptoFestas, uma iniciativa global, descentralizada que busca introduzir ferramentas básicas para proteger a privacidade, o anonimato e a segurança mais amplamente na internet para o público geral.
O impulso inicial para essa ação aconteceu em 2011 no contexto da aprovação da Emenda Australiana de Legislação de Cibercrimes [em inglês]. Essa Emanda aumentava o poder do Governo Australiano de armazenar e vigiar as comunicações das pessoas.
CriptoFestas por sua natureza não são comercialmente ou politicamente alinhadas, e são livres e abertas para todos, desde que estejam de acordo com os seguintes princípios ao quais nós da CripTainha também aderimos:
CriptoFestas são ambientes onde as pessoas se sentem bem-vindas e seguras para aprender e ensinar, não importa o seu repertório ou nível de expertise. Todas as questões são relevantes, toda a explicação deve ser direcionada à pessoa com o conhecimento mais primário.
Isso também significa que qualquer forma de assédio ou outro comportamento que faça as pessoas desconfortáveis não tem lugar nas CriptoFestas. Em nossa experiência, situações como essa (o quão frequentemente aconteçam) se originam mais de inaptidão social que de malícia e, por isso, podem ser resolvidas deixando as pessoas cientes de seu comportamento e do efeito em outros. Mas, em último caso, é papel dos organizadores da CriptoFesta pedir às pessoas para se retirarem se elas não aderirem a esta regra muito simples. Sejam excelentes uns com os outros. Consciência é chave para isso.
CriptoFestas acontecem porque as pessoas fazem com que elas aconteçam. Se não tiver certeza de que o que você tem em mente é um tópico ou se outras pessoas estão interessadas: proponha de toda forma e veja o que outras pessoas têm a dizer. Se você tem vergonha de propor para a sala inteira: peça para a pessoa sentada ao seu lado.
Mesmo sendo eventos inerentemente políticos, CriptoFestas são independentes de qualquer partido político ou da política no geral.
Partidos políticos não podem facilitar CriptoFestas em seu nome.
Empresas e ONGs não podem facilitar ou patrocinar CriptoFestas de modo algum.
As ferramentas recomendadas nas CriptoFestas precisam ser Software Livre (FLOSS) e/ou Open Hardware.
Como ponto de partida, trabalhar com software e hardware que participantes já usam é plausível e, em certa medida, até encorajado, no entanto.
Implícito em “sejam excelentes uns com os outros”, estes são comportamentos que consideramos assédio e, portanto, inaceitáveis nas CriptoFestas:
– Baseado nos [Princípios da CryptoParty->https://www.cryptoparty.in/guiding_principles] que encontramos traduzido pelo pessoal da criptofesta.org uma CriptoFesta que acontece no Recife/PE.
Powered by WordPress | Compass by InkThemes.